sábado, 13 de agosto de 2011

Jóia x Bijuteria

Achei interessante esse paralelo....

É um comentário que procura caracterizar o que é uma jóia, são peças criadas a partir de metais nobres e pedras preciosas e semi- preciosas.

Achei realmente interessante esta colocação, pois ela colabora aqui para a nossa discussão. Então, será que só podemos considerar jóia quando o seu metal for nobre e a sua pedra preciosa?A jóia traz em si uma questão de poder econômico, ela erepresenta um estatos, porém, então, por que não apenaspendurar barrinhas de ouro no pescoço e nas orelhas?

Onde entra a questão do design, da técnica, da estética?

Não podemos esquecer que a jóia é um ornamento para o Homem. Um artefato que pode demonstrar além da riqueza e do poder , a ciatividade ou uma identidade, ou então todos vão usar as mesmas barrinhas de ouro?

A questão do valor é muito variável, como o próprio Caio mourão comentou sobre as diamantíferas, ou então quando pensamos em um pedaço de fóssil, ou uma relíquia pessoal, ou até, por que não, uma preciosidade eletrônica: um "chip"da primeira era dos computadores. Onde está o valor? Na raridade , na qualidade, no preço do mercado?

Como devemos chamar os ornamentos produzidos pelos índios, ou aquelas peças étnicas de tribos antigas preservadas até hoje?

Será que jóia diz respeito à durabilidade da peça? Será que jóia tem que ser eterna, enquanto bijuteria é efêmero, é de moda?

Eu discordo que jóias são apenas aquelas elaboradas com metal nobre e pedras preciosas, na minha opinião, jóia envolve , além do material, estética e conceito, vinculados à ciatividade e à linguagem do seu criador.

Mariana - Designer